O coaching é um processo que desenvolve capacidades pessoais e profissionais nos indivíduos. Trabalha com questões que geram reflexões para que novas possibilidades e pontos de vista sejam explorados. Entre as técnicas utilizadas, o Coach, profissional que utiliza a técnica, atua com o objetivo de encorajar e motivar seu cliente, o Coachee, a promover uma reflexão a respeito de diversos aspectos de sua vida.
O Coaching direcionado a profissionais de saúde busca o desenvolvimento de capacidades e técnicas comportamentais, psicológicas e emocionais que venham a aprimorar as aptidões pessoais e profissionais necessárias ao real alcance dos objetivos estabelecidos entre as partes.
Observação:
O coaching não se trata de autoajuda, as técnicas e metodologias utilizadas são comprovadas cientificamente. O coaching considera o presente porém tem o foco no futuro, visando algum resultado concreto. O próprio cliente vai determinar o que realmente quer. Os objetivos em foco podem ser de qualquer natureza.
No coaching, conceitos como satisfação, felicidade, realização, qualidade de vida, sucesso e outros aparecem com frequência. Como esse vocabulário é amplamente utilizado pela literatura de autoajuda, há quem confunda uma prática com a outra. Contudo, essa relação não existe. O coaching estimula o cliente (o coachee) a encontrar suas próprias soluções por meio de perguntas poderosas feitas pelo coach (o profissional), ao invés de apresentá-las a ele que é o que acontece na abordagem de autoajuda.
A meta do coaching é desenvolver a consciência, a responsabilidade e autoconfiança no seu Coachee.