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Dicas 0800 para melhorar o atendimento para com os seus pacientes.

 

Quando se fala em um bom atendimento prontamente já imaginamos uma pessoa bem arrumada, com o uniforme impecável, um sorriso branco e largo dizendo um sonoro e doce “Bom Diaaaa!!!”.

Infelizmente na prática o que presenciamos é outra cena…

Geralmente no lugar da pessoa bem arrumada, de dentes branquinhos e sorridentes nós encontramos uma amarrotada, com o cabelo desgrenhado, tipo “final de balada, ” que não levanta nem o olhar para saber quem está na sua frente…

Essa é a realidade no atendimento da grande maioria das clínicas médicas de Brasília, um total descaso com o paciente, uma falta de educação primária que chega a constranger quem está do outro lado, que, diga-se de passagem, é quem paga as contas inclusive o salário da “super simpática”.

Hoje esse tipo de abordagem é uma regra no mercado o que era para ser eventual tornou-se corriqueiro, não temos um atendimento decente, não somos bem tratados, não nos sentimos acolhidos, não temos a sensação de pertencimento no lugar que escolhemos e optamos em estar.

Será que esqueceram que somos todos consumidores? Qual a dificuldade de habilitar os funcionários em fazer um atendimento caloroso e respeitoso?

Será que é caro?

 

 

A seguir algumas dicas com custo zero  para quem quer melhorar seu atendimento:

 

  • Tudo começa na seleção:

Independente de você ter um RH na sua clinica o processo de seleção é fundamental e “obrigatório”, para isso existem vários formulários gratuitos na internet que te dará um norte do perfil para a vaga.

Resista ao impulso de contratar por amizade,  porquê a filha da moça da padaria é bonitinha ou para atender o pedido da sua sogra.

Contratar bem exige uma seleção bem feita e para que isso aconteça é imprescindível que o perfil da candidata esteja muito bem desenhado, inclusive com os critérios necessários para a vaga.

 

  • Contrate quem GOSTA de gente:

Simmm, por incrível que pareça nem todo mundo gosta de lidar com gente, geralmente são pessoas mais tímidas, retraídas ou grosseiras mesmo, infelizmente a grande maioria.

E como saber se a criatura gosta de outra criatura?

Bem, dê uma checada nas redes sociais dela, quais são seus hábitos, seus comentários, se ela é uma pessoa mais “paz e amor” ou se é aquela que faz a linha “o mundo conspira contra mim”…

As redes sociais é um campo de pesquisa muito vasto, por ali tem como extrair informações preciosas de como a pessoa é vista pelo seu meio familiar e social.

Além disso, é claro, cheque as referências, converse com seus antigos empregadores, pelo menos os dois últimos.

Pergunte como era o relacionamento interpessoal, se era uma pessoa colaborativa e prestativa.

Se te responderem “mais ou menos” para essas duas perguntas, esqueça!

Senso de cooperação e prestatividade são características natas de quem gosta de gente!

 

  • Não tenha pressa por mais pressa que você tenha:

Falar isso é fácil né, eu sei… Entretanto quando não se dedica tempo na seleção e nas entrevistas com os candidatos geralmente se contrata mal.

Por isso por mais necessitado que você esteja faça uma seleção cuidadosa e não pule uma entrevista mais detalhada.

Se essa tarefa for da administradora da clínica se assegure que ela saiba o que está fazendo, peça para ela te apresentar um plano de contratação, assim você saberá o passo a passo.

Agora, se a administradora ou gestora não souber como fazer… Me chame!

 

  • Peça para a candidata escrever uma redação com seguinte tema:

“ A importância de um atendimento de excelência, a arte de encantar os pacientes”.

Avalie o posicionamento, o que ela considera ser um atendimento de excelência, sua opinião a respeito.

Não deixe de observar a ortografia, a fluidez do texto e acima de tudo se existe “verdade” nas linhas.

A comunicação tem várias facetas e a escrita diz muito sobre a pessoa.

 

 

Ficamos por aqui e espero que essas dicas te ajudem a buscar a pessoa ideal para RECEPCIONAR o seu maior patrimônio, seu PACIENTE!