Conquistar um cliente é muito caro, exige esforço, estratégia, compromisso e principalmente atitudes positivas para manter essa conquista. Entretanto o descuido e a negligência podem contribuir para que seus clientes deixem de frequentar sua clínica.

Abaixo 5 dicas para não correr esse risco:

 

Primeira Dica: Saiba escutar seu cliente

Seja pelo telefone ou presencialmente, o cliente precisa ter tempo para se expressa.

Muitas vezes a telefonista ou a recepcionista na ansiedade de resolver a demanda não deixa o cliente finalizar seu raciocínio. O cliente em contra partida fica irritado!

Saber escutar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida principalmente com quem trabalha diretamente com o público.

 

Segunda Dica: Faça contato olho no olho com seu cliente

Tem situação mais desagradável que se sentir invisível?

Oriente seus colaboradores, independente da área de atuação, a receber seu paciente com atitudes acolhedoras.

Manter o contato visual ou o famoso “olho no olho” é uma demonstração de respeito para com o seu paciente.

E convenhamos, é o mínimo!

 

Terceira Dica: Cumpra o que prometeu

Muitas vezes prometemos algo apenas para se livrar de uma situação inconveniente… Porem quem ouviu a promessa não vai esquecê-la até que a mesma se cumpra.

O paciente vai esperar o retorno da promessa e caso você não fizer sua parte isso vai transparecer desinteresse da sua parte, o que provavelmente comprometerá seu conceito.

 

Quarta Dica: Não deixe de retornar para pacientes faltosos

Pacientes que faltam consultas e ou exames é corriqueiro e não temos domínio sobre isso, porem não podemos deixar de fazer esse resgate. Como?

Oriente sua recepcionista ou telefonista a fazer as ligações dos faltosos todos os dias para remarcá-los.

A clínica não pode negligenciar  esse paciente e nem tão pouco  perde-lo para a concorrência.

 

Quinta Dica: Faça o pós- atendimento

Delegue para um colaborador a responsabilidade do controle da pós venda.

Ter o controle da qualidade com o feedback do paciente  é fundamental para demostrar o interesse da clínica pela sua opinião! Além de ser barato e promover ações  preventivas!