Existe uma diferença muito grande entre treinamento e capacitação.

 

Eis as diferenças:

Capacitar é desenvolver competências,  aprimorar habilidades e atitudes através do conhecimento!

Um jogador para bater uma cobrança perfeita de escanteio vai precisar ter algumas habilidades, que provavelmente já foi identificada pelo seu técnico, como por exemplo potência do chute, ótima visão espacial…

Checado suas habilidades, agora é hora de potencializá-las através das técnicas, do acesso ao conhecimento.

 

Em contrapartida o treinamento vem para aprimorar o conhecimento que já existe, é lapidar a prática, melhorar a excelência do conhecimento que já está adquirido e interiorizado.

De acordo com o exemplo acima, o jogador de futebol após entender as técnicas necessárias para bater um escanteio perfeito, ele vai precisar se dedicar muitas horas treinando para aperfeiçoar tais técnicas que ele já teve acesso.

 

Independente da atividade a capacitação antecede o treinamento ou pelo menos deveria ser assim.

 

No segmento da saúde, principalmente nas clínicas médicas,  a importância que a capacitação tem é ainda maior considerando que é prestação de serviço, o que torna o paciente mais sensível as falhas no atendimento e ou na gestão da clínica.

Ao contrario do que muitos imaginam investir na formação da sua equipe é uma economia de escala, sim é verdade, falei economia.

Um empregador que tem essa preocupação e financia a capacitação dos seus colaboradores  está na verdade investindo na longevidade da sua clínica.

Afinal o maior ativo em uma empresa é o capital humano, os nossos pacientes, os nosso corpo clínico e os nossos colaboradores.

 

São eles que promovem e sustentam a permanecia da clínica no mercado!

Pessoas qualificadas são mais preparadas, são proativas e generosas para com o lugar que trabalham, dedicam com afinco e aplicam todo o conhecimento, influenciando seus pares com uma postura profissional e comprometida!

A mediocridade é muito cara considerando que a sua companheira é a ineficiência!

 

Investir em capacitação é sobretudo investir na saúde administrativa, operacional e financeira da sua clínica.